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Fotografia publicitária, para quê?

A fotografia publicitária é uma ótima ferramenta para te ajudar a engajar o seu público e vender mais.

Sabe aquelas fotos bem produzidas de grandes empresas? Elas têm o intuito de levar o cliente até o momento da compra. Isso é a fotografia publicitária. Todo aquele material visual que as marcas utilizam para apresentar seus produtos/serviços.

Ela traz como principal diferencial a sua linguagem visual. Ok, mas o que isso quer dizer? Nas redes sociais de grandes empresas nós podemos ver isso em prática. Todo o material de apresentação, fotos, vídeos e textos são pensados antes de serem produzidos. Assim eles transmitem as mensagens sobre a empresa, ou seu trabalho, de forma muito mais rápida e clara.

Para isso é indispensável entender o perfil e como se comunicar com seu potencial cliente, falei um pouco mais sobre isso no texto Por que preciso da fotografia para o meu negócio?. Tendo esse conhecimento as fotos seguirão a linguagem visual que a sua empresa usa para se comunicar, tudo é levado em consideração.

Planejamento é a chave

Diferente dos outros tipos de fotografia, a publicitária tem antes um planejamento bem grande. Nós levamos em consideração qual é o perfil do potencial cliente para definir detalhes como ambiente, iluminação, personagens e sentimentos que aquela foto precisa transmitir.

Só depois de ter todos esses detalhes definidos é que partimos para a execução, que é o momento de fotografar e tratar essas imagens. A edição desse trabalho tem uma grande importância, é nela que vamos ajustar e remover detalhes não desejados.

Evolução com a Fotografia Publicitária

Com o avanço da tecnologia muitas pessoas já se perguntaram se realmente precisam de um fotógrafo profissional. A resposta é: sim! E não é porque quero vender o meu trabalho, é porque você realmente precisa do meu trabalho. Isso claro se você quer se destacar.

A fotografia existe há muitos anos e tem evoluído muito. Todos os anos vemos novos lançamentos de câmeras e celulares cada vez mais poderosos quando se trata de imagens. Mas vou te desiludir agora, você sabia que: só ter uma boa câmera nas mãos não te garante uma boa foto? Pois é, frustrante? Eu espero que não.

A câmera é somente uma ferramenta de trabalho, uma boa câmera só possibilita chegar em um bom resultado. Quem nunca viu aqueles casos do “barato sai caro?”, você pode poupar e não investir em um fotógrafo, mas será que realmente vale o seu tempo e esforço gasto para conseguir chegar num resultado “aceitável”? Porque se você não chegar num resultado pelo menos aceitável, você vai ter perdido todo o tempo e esforço investido no planejamento e execução, enquanto poderia ter contratado um fotógrafo desde o início. Agora, se você quer chegar num resultado apenas “aceitável”, saiba que seus concorrentes vão estar sempre à sua frente.

Eu gosto bastante de ser verdadeiro com meus clientes. Em várias conversas tive a constatação de que realmente é melhor contratar o serviço de um profissional do que perder tempo fazendo por conta própria. É assim com todas as profissões, sempre têm aqueles trabalhos que acreditamos conseguir fazer sozinhos e no final o resultado não é nem próximo do desejado.

Contratar ou não um profissional?

Agora eu vou te falar o por quê é melhor contratar um fotógrafo profissional: conhecimento! A fotografia exige tempo de estudo e prática para só assim, com o conhecimento, técnica e experiência, nós chegarmos em um resultado que supere as expectativas. Se a câmera, por si só, entregasse o resultado desejado, não existiria a profissão fotógrafo.

Têm muitas coisas a serem consideradas antes de pegar a câmera na mão para começar a fotografar:

  • Planejamento com o cliente, como esse material vai ser utilizado? Qual o público que vai consumir esse material? Detalhes que vamos valorizar sobre os produtos/serviços oferecidos;
  • Execução, qual a iluminação adequada? Quais as melhores poses e ângulos?;
  • Edição, é a finalização desse material, quando vai ser feita uma correção de cores, ajustes e remoção de detalhes não desejados.

Essas são só as 3 principais etapas pra fazer um bom trabalho, dentro de cada etapa existem diversas outras tarefas importantes que demandam tempo e conhecimento para serem feitas.

Agora eu te pergunto: você já tentou fazer um trabalho por conta própria e, no final, não chegou no resultado que esperava e teve que contratar um profissional? Eu tenho quase certeza de que sua resposta foi “Sim”. Então não deixa a fotografia da sua empresa ser mais um trabalho nessa lista. A fotografia publicitária bem feita traz um bom resultado para a empresa e todas as fases, desse longo processo de planejamento e criação, exigem bastante conhecimento e técnica.

Eu acredito que você já está pronto para dar o próximo passo e começar agora mesmo a criar esse material. Você pode ter uma apresentação visual dos seus produtos/serviços pra se destacar no mercado, clica aqui e nós vamos embarcar nessa juntos!

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