Voltar

Siga-nos nas Redes Sociais!

Fotografia publicitária, para quê?

A fotografia publicitária é uma ótima ferramenta para te ajudar a engajar o seu público e vender mais.

Sabe aquelas fotos bem produzidas de grandes empresas? Elas têm o intuito de levar o cliente até o momento da compra. Isso é a fotografia publicitária. Todo aquele material visual que as marcas utilizam para apresentar seus produtos/serviços.

Ela traz como principal diferencial a sua linguagem visual. Ok, mas o que isso quer dizer? Nas redes sociais de grandes empresas nós podemos ver isso em prática. Todo o material de apresentação, fotos, vídeos e textos são pensados antes de serem produzidos. Assim eles transmitem as mensagens sobre a empresa, ou seu trabalho, de forma muito mais rápida e clara.

Para isso é indispensável entender o perfil e como se comunicar com seu potencial cliente, falei um pouco mais sobre isso no texto Por que preciso da fotografia para o meu negócio?. Tendo esse conhecimento as fotos seguirão a linguagem visual que a sua empresa usa para se comunicar, tudo é levado em consideração.

Planejamento é a chave

Diferente dos outros tipos de fotografia, a publicitária tem antes um planejamento bem grande. Nós levamos em consideração qual é o perfil do potencial cliente para definir detalhes como ambiente, iluminação, personagens e sentimentos que aquela foto precisa transmitir.

Só depois de ter todos esses detalhes definidos é que partimos para a execução, que é o momento de fotografar e tratar essas imagens. A edição desse trabalho tem uma grande importância, é nela que vamos ajustar e remover detalhes não desejados.

Evolução com a Fotografia Publicitária

Com o avanço da tecnologia muitas pessoas já se perguntaram se realmente precisam de um fotógrafo profissional. A resposta é: sim! E não é porque quero vender o meu trabalho, é porque você realmente precisa do meu trabalho. Isso claro se você quer se destacar.

A fotografia existe há muitos anos e tem evoluído muito. Todos os anos vemos novos lançamentos de câmeras e celulares cada vez mais poderosos quando se trata de imagens. Mas vou te desiludir agora, você sabia que: só ter uma boa câmera nas mãos não te garante uma boa foto? Pois é, frustrante? Eu espero que não.

A câmera é somente uma ferramenta de trabalho, uma boa câmera só possibilita chegar em um bom resultado. Quem nunca viu aqueles casos do “barato sai caro?”, você pode poupar e não investir em um fotógrafo, mas será que realmente vale o seu tempo e esforço gasto para conseguir chegar num resultado “aceitável”? Porque se você não chegar num resultado pelo menos aceitável, você vai ter perdido todo o tempo e esforço investido no planejamento e execução, enquanto poderia ter contratado um fotógrafo desde o início. Agora, se você quer chegar num resultado apenas “aceitável”, saiba que seus concorrentes vão estar sempre à sua frente.

Eu gosto bastante de ser verdadeiro com meus clientes. Em várias conversas tive a constatação de que realmente é melhor contratar o serviço de um profissional do que perder tempo fazendo por conta própria. É assim com todas as profissões, sempre têm aqueles trabalhos que acreditamos conseguir fazer sozinhos e no final o resultado não é nem próximo do desejado.

Contratar ou não um profissional?

Agora eu vou te falar o por quê é melhor contratar um fotógrafo profissional: conhecimento! A fotografia exige tempo de estudo e prática para só assim, com o conhecimento, técnica e experiência, nós chegarmos em um resultado que supere as expectativas. Se a câmera, por si só, entregasse o resultado desejado, não existiria a profissão fotógrafo.

Têm muitas coisas a serem consideradas antes de pegar a câmera na mão para começar a fotografar:

  • Planejamento com o cliente, como esse material vai ser utilizado? Qual o público que vai consumir esse material? Detalhes que vamos valorizar sobre os produtos/serviços oferecidos;
  • Execução, qual a iluminação adequada? Quais as melhores poses e ângulos?;
  • Edição, é a finalização desse material, quando vai ser feita uma correção de cores, ajustes e remoção de detalhes não desejados.

Essas são só as 3 principais etapas pra fazer um bom trabalho, dentro de cada etapa existem diversas outras tarefas importantes que demandam tempo e conhecimento para serem feitas.

Agora eu te pergunto: você já tentou fazer um trabalho por conta própria e, no final, não chegou no resultado que esperava e teve que contratar um profissional? Eu tenho quase certeza de que sua resposta foi “Sim”. Então não deixa a fotografia da sua empresa ser mais um trabalho nessa lista. A fotografia publicitária bem feita traz um bom resultado para a empresa e todas as fases, desse longo processo de planejamento e criação, exigem bastante conhecimento e técnica.

Eu acredito que você já está pronto para dar o próximo passo e começar agora mesmo a criar esse material. Você pode ter uma apresentação visual dos seus produtos/serviços pra se destacar no mercado, clica aqui e nós vamos embarcar nessa juntos!

Deixe seu Comentário

Você vai se interessar por esses...

Corporativo

Por que preciso da fotografia para o meu negócio?

Eu aposto que você já deixou de fazer um pedido no ifood porque não gostou da foto que colocaram, ou fez aquele pedido porque te deu água na boca só de olhar a foto. Pois é, esse é o poder da fotografia!

Animações

Flyer animado: o novo padrão

Flyer é um impresso para distribuição em massa. Bastante usados no marketing offline, mas aqui vamos falar dos flyers digitais, que são distribuídos em redes sociais, sites e emails diariamente.

Receba mais conteúdos

Martinez Studios ®

Todos os direitos reservados