Voltar

Siga-nos nas Redes Sociais!

O que fazer antes, durante e depois de um ensaio

A maioria das pessoas, quando vê o resultado de um ensaio fotográfico, nem imagina como é todo o processo de construção deste trabalho. No final, a ideia é essa mesmo!

A maioria das pessoas, quando vê o resultado de um ensaio fotográfico, nem imagina como é todo o processo de construção deste trabalho. No final, a ideia é essa mesmo! O que precisa aparecer é a sua beleza e a personalidade que você deseja imprimir às imagens. Para chegarmos a esse resultado, é importante estar atenta a alguns passos que precisam ser seguidos.

Para que o seu ensaio seja um sucesso, além da sua leveza e simpatia, é necessário um cuidado profissional. Por isso, preparei um passo a passo com dicas sobre o que fazer antes, durante e depois das fotos. Afinal, mesmo com todas as suas qualidades, não dá para contar com o acaso em um momento tão especial.

Antes do ensaio

Se você chegou até esse artigo é porque, provavelmente, já está pensando em fazer um ensaio fotográfico. E começou bem, pesquisando profissionais e referências. Minha orientação para este momento é que você reúna muitas ideias, temas que gosta, roupas que fazem seu estilo e amostras de ensaios que você achou interessantes. Então reserve um tempinho só para você e faça uma pequena lista com os pontos que deseja destacar no seu ensaio.

Tudo isso vai me ajudar a criar a proposta perfeita para você. Ao conversarmos sobre os seus gostos e sobre o momento que você pretende retratar, essa coleta prévia de informações vai ser muito importante para que eu entenda bem o seu perfil e ajude a definir a melhor abordagem para suas fotos, como o cenário, o tema e até mesmo figurino e maquiagem.

Durante o ensaio

Agora que já definimos como vai ser seu ensaio e o grande momento chegou. É só aproveitar esse “dia de modelo”. Com cabelo, make e figurino prontos, você ficará muito mais segura para começar a fotografar. A dica de ouro é: confie nas coordenadas que eu vou te passar no decorrer do ensaio, seja ao orientar uma pose ou uma expressão, e até mesmo, sugerir um local que pareça meio inusitado para as fotos. Acredite, o olhar de um fotógrafo é diferente do olhar das outras pessoas!

Quanto mais relaxada e descontraída você ficar, melhor será o resultado do seu ensaio. Por isso, esqueça de quem está ao redor e aproveite para curtir o momento e a sua própria companhia. Se o seu ensaio for em família, deixe aflorar a cumplicidade com as pessoas que você ama e essa sintonia certamente será capturada pelas lentes da minha câmera.

E como eu sei que você adora interagir com seus amigos nas redes sociais, que tal aproveitar e contar para todos que está vivendo esse momento? Faça uma live ou uma sequência de stories na sua rede favorita. Assim, seus seguidores já vão ficar antenados, aguardando as fotos ficarem prontas para você ganhar uma chuva de likes!

Depois do ensaio

Depois da sessão de fotos, em pouco tempo você receberá o acesso virtual às suas fotos, já vai poder fazer várias publicações incríveis! Aí é a hora de se orgulhar de ser quem você é e a forma como escolheu ser retratada. Deixe a modéstia de lado e espalhe o resultado entre os amigos e a família. Ou vai dizer que você fez todas as fotos para deixá-las escondidas?

Uma ideia que sempre dou para minhas clientes é compartilhar todas as fotos em um álbum no Facebook. Mas pode prolongar essa boa sensação, programar a postagem de uma foto por dia ou por semana. Você pode escolher a forma de compartilhar. Mas posso garantir que o seu perfil vai ter uma interação muito legal com as pessoas depois de ter feito um ensaio fotográfico.

Quer saber mais sobre o meu trabalho e como fazer seu ensaio? É só entrar em contato comigo. E, já que você está por aqui, aproveita e dá uma olhadinha em outros materiais do meu blog. Você vai encontrar muitas dicas e vários motivos para não deixar seu ensaio fotográfico para depois!

Deixe seu Comentário

Você pode gostar desses...

Dúvidas Ensaios

3 dúvidas sobre ensaio respondidas

Antes restritos aos casamentos, os ensaios fotográficos caíram no gosto e já fazem parte da lista de desejos em alguns momentos da vida.

Casamentos

Cerimônia ao ar livre

A cerimônia ao ar livre tem virado tendência, se você sonha em se casar e/ou já está prestes à fazer isso, então você com certeza já pensou sobre essa possibilidade.

Casamentos

O que é o Pré Wedding?

O Pré Wedding é um momento para criar novas memórias e memórias são criadas quando vivemos bons momentos.

Receba mais conteúdos

Martinez Studios ®

Todos os direitos reservados