Voltar

Siga-nos nas Redes Sociais!

3 dúvidas sobre a festa infantil respondidas

Afinal, a festa infantil é para quem? Será que a criança tem consciência do que está vivendo? Vale a pena fazer uma festa mais modesta ou arrasar na produção?

Chegou o momento de comemorar mais um ano de alegrias, aprendizados e muitos desafios superados. Os preparativos para a festa de aniversário de um filho normalmente leva meses de planejamento e pode até se tornar motivo de discussões na família e entre amigos. Afinal, a festa infantil é para quem? Será que a criança tem consciência do que está vivendo? Vale a pena fazer uma festa mais modesta ou arrasar na produção? Se você chegou até aqui por estar cheia de dúvidas sobre como organizar uma festa infantil que agrade a todos, veio ao lugar certo. A seguir, esclareço as três principais dúvidas sobre a festa infantil e o que realmente importa nessa comemoração.

1 – A festa infantil é apenas para as crianças?

Isso depende da idade da criança e da estrutura da família. As estrelas da festa sempre serão as crianças, sim… Mas vamos considerar a festa do primeiro aniversário, por exemplo. É uma idade em que o aniversariante ainda não tem amiguinhos de escola e as crianças vão se limitar aos primos e filhos de amigos. Neste caso, o  melhor é pensar nos adultos e organizar uma estrutura em que o conforto pode estar acima da diversão.

Do segundo ano em diante, aí não tem mais dúvidas: a festa é toda delas! É claro que você vai continuar pensando nos adultos, seja para as acomodações quanto para o cardápio. Mas lembre-se que o lema é diversão e segurança para os pequenos, com comidinhas, música e recreação próprias para as crianças.

E por falar em animação, as festas com interação para os adultos estão a cada dia mais comuns. Compre plaquinhas com frases divertidas e adereços para fotos, e combine com o DJ uma seleção com hits de décadas passadas. Garanto que todo mundo vai cair na pista e se divertir feito criança!

2 – Qual o melhor local para a festa?

Até alguns anos atrás, as festas em casa eram muito comuns. Tanto o cardápio quanto a decoração ficavam por conta da família. Aliás, organizar toda a bagunça no dia seguinte também era responsabilidade dos donos da festa. Hoje, ainda há quem goste de comemorar assim, mas os buffets infantis, além de contar com uma estrutura própria para a realização do evento, como brinquedos, monitores e decoração, também garantem mais tranquilidade à família, que não precisa mais correr atrás de cada detalhe — e nem encarar a faxina depois da festa!

Uma outra opção que se popularizou nos últimos anos é a locação de salões de festas. Neste caso, entretanto, é importante ficar atenta para não deixar escapar nenhum detalhe nem esquecer de contratar algum serviço importante, pois você precisará fazer tudo por conta própria.

3 – Qual o cardápio ideal?

Assim como todos os outros detalhes da festa como a música e a decoração, o cardápio gera dúvidas sobre a quem devemos agradar. É possível, no entanto, encontrar uma opção que agrade a todos, sem precisar exagerar, oferecendo duas ou três opções de menu. O primeiro ponto é o horário da festa: se for durante a tarde, os salgadinhos e canapés vão satisfazer tanto os pequenos quanto os adultos.

Mas se optar por uma festa à noite ou na hora do almoço, vai precisar de mais atenção a esse detalhe. Pense que dificilmente as crianças vão querer deixar a brincadeira para sentar-se à mesa e almoçar. Ao mesmo tempo, não fica bem oferecer apenas pequenos sanduíches aos adultos na hora do jantar.

Para resolver essa questão, busque um menu equilibrado entre opções divertidas para as crianças e um mini buffet para os adultos — pratos leves e porções individuais — servidos em pequenas porcelanas. Além de charmoso, vai agradar em cheio a todos os convidados.

Comuns à grande parte dos pais, as dúvidas sobre uma festa infantil podem ser mais facilmente esclarecidas quando você define o que espera desse momento. Cada família comemora de uma forma particular e não há moldes prontos que se encaixem em todas as realidades.

Minha sugestão é sempre preparar algo que vá deixar a sua criança empolgada, livre para comemorar e levar memórias felizes de cada minuto da festa. A propósito, lembre-se de registrar o evento com um profissional qualificado, para que todo o brilho da festa fique eternizado em cada foto. Aqui no meu site você pode conhecer mais sobre o meu trabalho para que o álbum de aniversário fique ainda mais especial. Se quiser conversar sobre o seu evento e as fotos que pretende fazer, basta entrar em contato. Estou à sua espera!

Deixe seu Comentário

Você pode gostar desses...

Casamentos

Making of do casamento

No making of você pode viver uma experiência incrível por estar com as madrinhas, padrinhos e familiares. É muito bom!

Receba mais conteúdos

Martinez Studios ®

Todos os direitos reservados